07/09/2019

E se eu lhe disser que o Bliss Point (ponto de felicidade/alegria/êxtase) é a razão por que não consegue comer só uma batata frita ou só uma bolacha quando abre a embalagem? Talvez se surpreenda.

Na faculdade fiquei fascinada com tudo o que aprendi relativamente à quími...

23/07/2019

Emagrecer e/ou não engordar tornou-se numa das maiores preocupações da vida actual, quando a obesidade atinge cada vez maior percentagem da população.

Por associação directa, engordar é ligado ao consumo de gorduras e, como tal, a preocupação com a sua ingestão torna-se...

11/06/2019

Foi-me pedido que escrevesse sobre este tema dos leites e com toda a razão. Tal como no Pão, a confusão está instalada no Leite. Se faz mal, se faz bem, qual é melhor, e o que dizer do boom dos “leites vegetais” como os de aveia, amêndoa, soja, arroz.

A desinformação é...

21/05/2019

É impossível falar de alimentação (em geral) sem referir o Pão. Vítima de muitas falsas teorias sobre se faz mal ou bem, se engorda ou não, o Pão é mais um produto em que, infelizmente, a desinformação muito contribui para confundir.

Base alimentar em muitos sítios do m...

16/05/2019

Pois é, basta fazer uma pesquisa rápida ou mais detalhada a tudo o que diz respeito a saudável, desde as mais variadas dietas aos produtos alimentares em si, para constatarmos que a grande preocupação é a quantidade de calorias que têm.

Certo, isso é importante, mas act...

30/04/2019

Tomar consciência de que os alimentos que normalmente compramos despreocupadamente podem estar a causar-nos problemas de bem-estar e até de saúde pode ser chocante. Olhar à volta no supermercado e questionar tudo faz-nos sentir impotentes para distinguir o que é “bom”...

29/04/2019

De repente, parece que ficou na moda a suposta “alimentação saudável”! Mesmo sem se saber exactamente o que isso significa e havendo muita desinformação a circular, parece que existe uma sensibilização generalizada para o tema.

No entanto, daí à prática correcta, ainda...

01/04/2019

Já falei sobre o estar perdido no “labirinto da jungle of food”. Não sabemos o que faz bem nem o que faz mal, o que é bom para isto ou para aquilo, e sobretudo estamos profundamente enraizados no conceito de excesso de calorias. Este, por sua vez, levou à banal classif...