top of page

Descodificador de Rótulos: para sobreviver na “selva alimentar”

Tomar consciência de que os alimentos que normalmente compramos despreocupadamente podem estar a causar-nos problemas de bem-estar e até de saúde pode ser chocante. Olhar à volta no supermercado e questionar tudo faz-nos sentir impotentes para distinguir o que é “bom” do que é “mau”.

Invade-nos uma sensação de desorientação, de não saber por onde começar. Também em casa olhamos para a despensa e frigorífico e pomos tudo em dúvida. Diria mesmo que é assustador apercebermo-nos que temos vivido até aí numa total ignorância em relação a tudo o que está dentro de cada embalagem que compramos. Por isso, ainda mais assustador é pensar “e agora? afinal que posso comer?” Ou verificar que tudo o que temos em casa tem de ser eliminado, ou que “não temos nada em casa que possamos comer”.

E assim sendo, a segunda pergunta que surge é: então como posso saber se um alimento é recomendável ou não?

A resposta é só uma: aprender a ler e interpretar os rótulos. Só assim se podem tomar boas decisões! Este é o primeiro passo para fazer um Food Reset.

Começa desde logo por percebermos que devemos ler os rótulos dos INGREDIENTES e NÃO os rótulos nutricionais. O que pode não ser fácil nem, tão-pouco, rápido.

Passei muito tempo a estudar e, para além de despensa e frigorífico, passei muitas horas em supermercados, corredor a corredor, categoria a categoria, produto a produto para poder decidir quais os que posso e/ou devo comprar. Levou tempo, mas como “practice makes perfect”, pouco a pouco fui conseguindo interpretar e tomando decisões cada vez mais depressa.

Quando este projecto começou a surgir, a dificuldade que toda a gente me apresentava era exactamente essa: não conseguir interpretar os rótulos.

Claro que eles estão feitos para isso!! Para que sejam ou difíceis de ler (letras muito pequenas) ou com palavras que a maior parte das pessoas não entende. Isto para não falar das mensagens subtilmente falsas que muitas vezes são usadas nas embalagens.

Querendo resolver esta questão, surgiu integrar na App Food Reset um Leitor/Descodificador de Rótulos.

Para tornar acessível a todos uma descodificação imediata, à distância de um click, e sempre à mão, durante as compras. De forma simples e sem obrigar a ler e interpretar palavras que se desconhece.

Tira-se a fotografia ao rótulo. Clica-se e obtemos de imediato a recomendação. Se aparecer uma BOLA VERDE, o produto pode ser comprado sem problema. Se aparecer uma BOLA AMARELA, já não será recomendável. Se a BOLA for ENCARNADA, evite mesmo, é proibido! Para seu bem!!

Porque arrisco dizer “para seu bem”? Explicarei em novos Posts. Para já, se quiser desde logo facilitar a sua vida, e ter o seu leitor de rótulos sempre consigo, aceda à App Food Reset, na Appstore. Tem de adquirir os níveis Diagnóstico e o nível Label Reset.

Vai ver que as suas idas ao supermercado se tornarão muito mais fáceis!!

bottom of page